background img
70b93a68-567c-4977-88b8-4fccae6ec41b

Oncologia: obras do bunker são finalizadas

Com a finalização da construção do bunker, o Centro de Oncologia do Huse receberá mais um equipamento de radioterapia, que irá somar ao atual aparelho 3D, instalado há mais de 17 anos. A obra permitirá que o Huse amplie e fortaleça o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no estado de Sergipe

Para dobrar capacidade de atendimento a pacientes oncológicos, o governo de Sergipe tem investido na construção de um bunker para abrigar o novo acelerador linear. As obras, que tiveram início em dezembro de 2015, estão praticamente finalizadas, faltando apenas a adequação da recepção para receber os pacientes que serão atendidos no novo espaço. O próximo passo é a chegada do acelerador linear que deve ser enviado pelo Ministério da Saúde em breve.

Com a finalização da construção do bunker, o Centro de Oncologia do Huse receberá mais um equipamento de radioterapia, que irá somar ao atual aparelho 3D, instalado há mais de 17 anos. A obra permitirá que o Huse amplie e fortaleça o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no estado de Sergipe.

Em abril, a secretaria de Estado da Saúde recebeu a base do novo acelerador linear. Essa peça é essencial para suportar o peso do equipamento e garantir mais estabilidade e precisão no tratamento. Desde então, foram feitas todas as instalações eletrônicas, além da construção dos novos espaços onde os técnicos vão controlar o acelerador linear. Para que tudo isso fosse possível, uma parede da oncologia precisou ser demolida e o estacionamento ao redor da construção foi direcionado para outro local. Além disso, um equipamento de refrigeração foi instalado.

De acordo com a coordenadora da oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, a aquisição garante um serviço com mais qualidade aos sergipanos. “Teremos uma melhora bastante significativa no atendimento aos pacientes com câncer no estado. Hoje, já temos um serviço de referência no tratamento a esses pacientes e com o novo acelerador linear vamos nos firmar ainda mais naquilo que já fazemos aqui. Só temos o que comemorar”, disse Meire Jane Oliveira.

Para o secretário de Estado da saúde, Almeida Lima, a aquisição do novo equipamento é uma conquista para o tratamento do câncer no estado. Ele afirma ainda que, com a chegada do novo acelerador linear, as filas no tratamento vão diminuir consideravelmente. “A disponibilidade de novos equipamentos é uma necessidade de todos os estados e nós estamos dando passos maiores para garantir assistência adequada a esses pacientes com câncer”, disse.

Atualmente, o Huse recebe pacientes tanto de Sergipe como de outros estados. Para isso, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar. Com a chegada do novo acelerador linear, o estado ampliará o atendimento aos usuários do SUS.

Bunker

O novo bunker, espaço onde será instalado o segundo acelerador linear do para tratamento de radioterapia no Centro Oncológico Oswaldo Leite do Hospital de Urgências de Sergipe, integra o Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. A obra segue o cronograma previsto pelo Ministério da Saúde, órgão federal também responsável pela aquisição do equipamento determinado pelo Plano.

 

Via ASN

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!