background img
concurso

Governo prorroga prazo para inscrição do II Simula Enem 2017

O prazo para inscrição, que encerraria nesta segunda (23), segue aberto até o próximo domingo, dia 27 de agosto. Podem participar os estudantes matriculados no ensino médio em escolas da rede pública estadual e no curso Pré-universitário/Seed

Para possibilitar que o maior número possível de estudantes da rede pública participe do II Simula Enem, uma avaliação simulada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, aplicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Governo de Sergipe prorrogou o período de inscrições e divulgou novas datas de aplicação das provas.

O prazo para inscrição, que encerraria nesta segunda (23), segue aberto até o próximo domingo, dia 27 de agosto, e o candidato interessado em participar deverá se inscrever, de forma gratuita e online, no Portal da Seed. As provas, antes programadas para os dias 16 e 17 de setembro, serão aplicadas nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo) de setembro.

Coordenado e organizado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), por meio da coordenação do Programa Pré-universitário (Preuni/Seed), esta simulação das provas do Enem é destinada a todos os estudantes da rede pública estadual matriculados no ensino regular de nível médio, na modalidade de EJAEM e no programa Preuni.

Segundo o coordenador do Programa pré-universitário, professor João Manoel, as provas que serão aplicadas aos participantes da avaliação simulada foram elaboradas por professores da Rede Pública Estadual de Ensino, com base na Matriz Referencial do Enem 2017. Ele afirma que os cadernos das provas contemplarão a mesma quantidade de questões do exame oficial, assim como o tempo para resolução será também o mesmo adotado pelo Enem.

“O objetivo maior deste simulado é proporcionar aos nossos estudantes uma preparação qualificada para as provas oficiais do exame, de modo que o aluno possa avaliar e, consequentemente, melhorar o seu desempenho na resolução das provas no Enem, por meio destas provas simuladas”, explica Manoel.

Provas

O professor João Manoel explica que no sábado, dia 23 de setembro, das 12h30 às 18h, os alunos, devidamente inscritos, responderão a 90 questões, distribuídas entre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além da prova de Redação.

Já no segundo dia, 24 de setembro, os estudantes terão quatro horas e meia, das 12h30 às 17h, para responder ao segundo caderno de prova, com mais noventa questões distribuídas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. “Vale salientar que nos locais de aplicação das provas, os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia”, reforça.

Para acesso aos locais de prova, o estudante deve estar portando algum documento oficial com foto, e deverá utilizar para preenchimento dos gabaritos caneta esferográfica preta de corpo transparente.

Programa Pré-Universitário

O Preuni tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso preparatório, inteiramente gratuito, oferecido na modalidade presencial.

Executadas ao longo do ano, as ações do programa Pré-universitário estendem-se até os dias das provas do Enem, quando os professores e a equipe da coordenação pedagógica realizam um “acolhimento” aos alunos matriculados no programa. Ao todo, o Preuni conta com 44 polos, distribuídos em 29 munícipios e atende a 5.550 estudantes de todas as regiões do Estado.

 

Via ASN

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!