background img
copa

Copa do Mundo pode conhecer mais 13 classificados até sábado; veja a lista

Alemanha, Inglaterra, Uruguai, Costa Rica e Nigéria estão entre as seleções que podem carimbar vaga na Rússia na próxima rodada das eliminatórias. Como está a situação em cada continente?

Copa do Mundo começará a ganhar forma na próxima semana. Até sábado, quando termina a primeira rodada desta data Fifa, mais 13 seleções poderão se classificar para a Rússia – 14 se considerarmos o Egito, que joga excepcionalmente domingo, no bolo. Há equipes tradicionais na expectativa de confirmar a vaga, como Alemanha, Inglaterra e Uruguai, juntando-se ao Brasil entre os campeões.

Até o momento, oito estão confirmados. Além da Seleção e da Rússia (país-sede), Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul e Arábia Saudita já estão garantidos no Mundial em 2018. Mas como está a situação em cada continente? Quem de fato pode se classificar nesta rodada? Veja abaixo:

Mapa de classificados da Copa vai começar a ganhar mais países a partir desta quinta-feira (Foto: Arte)

Mapa de classificados da Copa vai começar a ganhar mais países a partir desta quinta-feira (Foto: Arte)

ÁFRICA

Cada seleção só jogará uma partida neste mês – a rodada decisiva será disputada em novembro. Dos cinco vencedores de grupos que vão para a Copa, três podem carimbar o passaporte agora:

  • Grupo A: Tunísia (visita Guiné) precisa de um resultado melhor que RD Congo (visita a Líbia)
  • Grupo B: Nigéria se classifica com vitória sobre a Zâmbia, em casa
  • Grupo E: Egito (recebe Congo no domingo) confirma a vaga com resultado melhor que Uganda (recebe Gana)

Nigéria de Obi Mikel só precisa de uma vitória sobre a Zâmbia, em casa, para se confirmar na Rússia (Foto: PIUS UTOMI EKPEI / AFP)

Nigéria de Obi Mikel só precisa de uma vitória sobre a Zâmbia, em casa, para se confirmar na Rússia (Foto: PIUS UTOMI EKPEI / AFP)

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL

As eliminatórias da Concacaf levarão três do hexagonal final direto ao Mundial – e um quarto representante para a repescagem contra a AFC (Ásia). O México é um deles. Os jogos acontecem na noite de sexta-feira.

  • Costa Rica precisa de um empate com Honduras (casa) ou de um empate entre Estados Unidos e Panamá, que jogarão mais cedo
  • Panamá se classifica com vitória sobre os Estados Unidos (fora) e de um tropeço de Honduras contra Costa Rica (fora)

Como está a situação nas eliminatórias da Concacaf: Estados Unidos perigam sequer ir à repescagem (Foto: GloboEsporte.com)

Como está a situação nas eliminatórias da Concacaf: Estados Unidos perigam sequer ir à repescagem (Foto: GloboEsporte.com)

AMÉRICA DO SUL

Excetuando Brasil, Bolívia e Venezuela, todos ainda sonham. Restam três vagas diretas e mais uma repescagem contra a Nova Zelândia, da Oceania. Dois podem se garantir nesta quinta-feira (a rodada decisiva acontece na terça):

  • Uruguai se classifica com vitória sobre a Venezuela (fora) ou empate mais um vencedor entre Argentina e Peru mais um tropeço do Chile (recebe o Equador)
  • Colômbia se classifica com vitória sobre o Paraguai (casa) mais empate entre Peru e Argentina ou tropeço do Chile

Tabela das eliminatórias da Conmebol mostra equilíbrio no

Tabela das eliminatórias da Conmebol mostra equilíbrio no “bolo do meio” (Foto: GloboEsporte.com)

ÁSIA

  • Síria Austrália disputam uma repescagem interna para definir o rival do representante da Concacaf (hoje seriam os Estados Unidos)

A Síria precisará de duas repescagem para ir à Copa: Austrália e... Estados Unidos? (Foto: AFP)

A Síria precisará de duas repescagem para ir à Copa: Austrália e… Estados Unidos? (Foto: AFP)

EUROPA

Os campeões dos nove grupos vão para a Rússia, enquanto as quatro vagas restantes sairão de uma repescagem com os oito melhores segundos colocados. Até agora, só a Bélgica está lá. Mais sete podem se classificar até sábado (de uma forma ou de outra, conheceremos as nove até terça):

  • Grupo A (sábado): a França se classifica em caso de vitória sobre Bulgária (fora) e derrota da Suécia para Luxemburgo (casa)
  • Grupo B (sábado): a Suíça (recebe a Hungria) avança se tiver um resultado melhor que Portugal (visita a Andorra). Eles se enfrentam na terça
  • Grupo C (quinta): a Alemanha só precisa de um empate com a Irlanda do Norte (fora)
  • Grupo D (sexta): a Sérvia se classifica com vitória sobre a Áustria (fora) ou empate se País de Gales e Irlanda não vencerem
  • Grupo E (quinta): a Polônia vai para a Copa se vencer a Armênia (fora) e Montenegro x Dinamarca terminar empatado
  • Grupo F (quinta): a Inglaterra precisa de uma vitória sobre a Eslovênia (casa) ou empate se a Eslováquia não vencer a Escócia (fora)
  • Grupo G (sexta): a Espanha recebe a Albânia e se classifica se tiver um resultado melhor do que a Itália (recebe a Macedônia)

Eles estão chegando de nooooovo: Alemanha deve confirmar matematicamente a vaga nesta quinta-feira na Irlanda do Norte (Foto: AP )

Eles estão chegando de nooooovo: Alemanha deve confirmar matematicamente a vaga nesta quinta-feira na Irlanda do Norte (Foto: AP )

OCEANIA

  • A Nova Zelândia aguarda a definição do quinto colocado na América do Sul para a repescagem a ser disputada em novembro

Via GLOBO ESPORTE

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!