background img
95ee40bc8095c4ad74fb72b94596db8f

Reportagem especial da Folha de São Paulo destaca sucesso do Colégio Milton Dortas nas aprovações do Enem

A reportagem foi destaque na [ultima edição de 2017 do Jornal Folha de São Paulo

O Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, localizado em Simão Dias, região Centro Sul de Sergipe, foi destaque na última edição de 2017 do Jornal Folha de São Paulo, do dia 31 de dezembro, em matéria especial produzida pelos jornalistas Paulo Saldaña e Marlene Bergamo. O periódico chama a atenção para o fato de que a unidade de ensino, apesar de estar em uma região pobre, foi campeã do Enem e tem atraído estudantes até mesmo da rede privada.
A Folha fez o cálculo das médias dos alunos no Enem 2016 por escola, levando em conta o nível socioeconômico das unidades. Pesquisas revelaram forte relação entre esse perfil socioeconômico e o desempenho escolar dos alunos. De acordo com o levantamento, o Colégio Estadual Dr. Milton Dortas obteve no Enem 2016 o melhor desempenho entre todos do país com perfil similar, com 499,75 no Enem, enquanto que a média do Brasil foi de 488,23 e a média sergipana de 477,67. A média nacional de escolas com o mesmo perfil socioeconômico foi de 464,7.
De acordo com a matéria, os professores da unidade escolar têm uma participação importante para atingir esse dado positivo, ao se dedicarem em aulas de reforços e incentivarem os alunos a cada vez mais evoluírem nos resultados.
“Os alunos contam com orientação psicológica, discutem-se os planos de vida e profissional e há aulas de reforço aos sábados. Projetos de música, dança e esportes também têm papel importante”, retrata a matéria.
Conforme os jornalistas que estiveram na escola para escreverem a matéria, “os bons resultados têm atraído alunos da rede particular”, que em 2017, 40 jovens migraram de duas escolas provadas para o Milton Dortas.
Segundo os dados pesquisados pela Folha de São Paulo, o Milton Dortas tem características desafiadoras. “São 1.200 alunos de ensino médio. Em 2016, havia 245 no 3º ano, e 216 fizeram o Enem. A média da escola, de 499,75 pontos, corresponde a estudantes da manhã, tarde e noite. É superior à média das escolas estaduais do país, da rede estadual de Sergipe e de escolas do mesmo nível socioeconômico (“baixo”). Em 2017, 58 alunos conseguiram vaga na federal de Sergipe. No total, cerca de 150 egressos chegaram a faculdades públicas e particulares”, diz o Jornal.
Ainda segundo a reportagem da Folha de São Paulo, os bons resultados no exame se repetiram nos últimos três anos. A diretora da escola, Daniela Santos Silva Soares, destacou que as primeiras aprovações foram um marco, mas uma nova postura do trabalho pedagógico foi também essencial. “A direção passou a ser mais rígida. As aulas são planejadas desde o início do ano para serem mais contextualizadas, voltadas para o Enem e para a vida”, diz Daniela.
A diretora declarou ainda que os bons resultados do Enem fizeram com que a escola fosse ainda mais valorizada pela comunidade. “Repercute melhor no aluno, que se identifica e tem mais credibilidade no ensino oferecido. A matéria da Folha de São Paulo contribuiu muito para valorizar as qualidades da escola pública. O resultado foi fruto de um trabalho coletivo dos alunos, professores e equipe diretiva, com aulas contextualizadas e voltadas para o Enem”, afirmou a diretora.
Via ASN
Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!