background img
20ab2cdb2b43d1ff202c83228c07971a

Mais de 10 mil inscritos realizam processo seletivo para o Pré-Universitário

O Preuni já é uma referência em relação aos altos índices de aprovação dos alunos em Instituições de Ensino Superior (IES)
O Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio Educacional (Dase), realizou neste último domingo, 28, a prova de seleção para o maior curso preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares: o Preuni/Seed. Neste ano, foram 12.360 estudantes que se inscreveram para concorrer as 5.485 vagas distribuídas em 44 pólos.
O Preuni é uma oportunidade para milhares de estudantes da rede pública que estão cursando o 3° ano ou que já concluíram o ensino médio terem acesso ao estudo preparatório para o nível superior ou profissionalizante. O diretor do Dase, Fábio Leite, destacou que o Preuni é uma ação do Governo de Sergipe e que, devido os altos índices de aprovação dos estudantes em instituições de nível superior, já se consolidou como sinônimo de sucesso. “Neste ano continuaremos com as mesmas ações e ainda contaremos com a tecnologia a serviço da educação. A equipe da Coordenadoria de Informática (Codin) está trabalhando no sistema onde os estudantes terão acesso aos vídeos com dicas gravados pelos professores. Este conteúdo também será disponibilizado nas redes sociais”, disse, ao informar que aproximadamente 80% dos candidatos inscritos compareceram para a realização da prova.
Ainda de acordo com o Diretor do Dase, em 2017, o Preuni foi um dos responsáveis no auxilio e preparação dos alunos da rede estadual de ensino que ingressaram no ensino superior. “Os estudantes do Programa participam de uma maratona de estudos que conta com aulas expositivas, das segundas às sextas-feiras, aulões nos finais de semana, simulados, oficinas de redação, acolhimento individual, além de disponibilização do material didático a todos os alunos distribuídos nos 44 polos do programa, instalados estrategicamente em 29 municípios sergipanos”, ressaltou Fábio Leite,  ao destacar que o curso conta com o envolvimento de professores altamente capacitados.
Sinônimo de sucesso
Para o jovem Anthony Rossi Baptista, aluno do 3° ano do Colégio Estadual Paulo Freire, ser aprovado para cursar o Preuni é um motivo de comemoração. “Esta ação do Governo é muito importante, pois oferece aos estudantes da rede estadual a possibilidade de ter um reforço preparatório com ensino de qualidade”, disse o discente.
Compartilhando desta mesma opinião, Thawany Melo, aluna do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, destacou que mesmo com as aulas na unidade escolar, participar do programa fará um diferencial. “Será mais um reforço preparatório para encarar a maratona de provas do Enem em novembro”, complementou.
Juciele dos Santos Santana já foi aluna do Preuni. Ela disse que não poderia perder a oportunidade de participar das atividades do Programa. “O curso conta com ótimos professores. Além disso, sabemos dos altos índices de aprovação e neste ano o reforço irá colaborar para que eu realize o meu sonho de ingressar no curso superior de Serviço Social”, declarou.
A estudante do 3º ano do Colégio Estadual Tobias Barreto, Eduarda Mesquita foco, diz que dedicação, longas horas de estudos e o apoio dos professores do Preuni é o segredo do sucesso. “Quero cursar gastronomia e farei o meu melhor para realizar meu desejo. Ser aluna do programa irá ampliar meus conhecimentos”, confessa.
Prova
A abertura dos portões nos locais de prova foi às 8h, com fechamento às 8h55 e realização da prova das 9h até as 12h30. A prova, realizada neste domingo, ocorreu em  34 locais, sendo que apenas nos municípios de Propriá e Itabaiana a avaliação será aplicada no próximo domingo, dia 04 fevereiro.
O coordenador pedagógico do Preuni, João Manoel Faro Neto, explicou que a prova foi elaborada de acordo com a matriz referencial do Enem. “A avaliação contou com 50 questões com conteúdos das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Os professores articuladores do Programa elaboraram o exame com base no Guia de Elaboração e Revisão de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira”, explicou.
A aluna do 3º ano do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, Luana Vitória Alcantra, afirmou que as questões foram bem escolhidas. “Gostei muito da avaliação. Eu achei o formato bastante parecido com a da prova aplicada no Enem. Isso significa que é esta seleção é mais um momento para treinarmos nossos conhecimentos”.
Novidade
Neste ano, pela primeira vez a Seed, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), em parceria com a Codin, enviou SMS para os candidatos desejando boa sorte, informações sobre o horário do processo seletivo e com o link direcionando para o site da Secretaria para que o aluno verificasse o local da prova.
A divulgação do gabarito preliminar será no dia 31 de janeiro. De 31 de janeiro a 02 de fevereiro será o período para entrar com recurso contra o gabarito. O resultado preliminar será 09 de fevereiro, de 15 a 16 de fevereiro o candidato poderá entrar com recurso contra o resultado preliminar e o resultado final no dia 19 de fevereiro. A matrícula poderá ser realizada de 20 a 23 de fevereiro e as aulas irão começar no dia 26 de fevereiro.
Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!