background img
43374fc03f92ea50889d07de61be12f1

Unidade Socioeducativa construída pelo governo do Estado está 75% executada

A unidade recebe um investimento na ordem de R$ 15.936.303,57, provenientes do governo federal através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e por intermédio da Fundação Renascer.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), realiza a construção da Unidade Socioeducativa de Internação Masculina, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro. A obra, executada em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), está com 75% dos serviços finalizados.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, atualmente, um efetivo de 105 profissionais atuam no local. “Estão sendo realizadas a aplicação de reboco das paredes dos blocos dos alojamentos, aplicação do piso de alta resistência, instalação de portas e esquadrias, instalações elétricas e regularização para aplicação do piso da quadra e acabamentos nas dependências já concluídas. Uma vez executada essa etapa, será feita a urbanização, passeio completo, finalização nas vias de acesso internas, acabamentos finais e pintura geral, de modo que até o final de maio próximo a obra estará concluída”.

Serão disponibilizadas quatro salas de aulas, quatro oficinas, uma sala de informática e biblioteca, a fim de que os internos tenham a oportunidade de retomar e dar continuidade a aprendizagem, bem como desenvolver um novo ofício e, ao deixar a unidade estejam capacitados profissionalmente e possam ressocializar-se.

A unidade 

A unidade recebe um investimento na ordem de R$ 15.936.303,57, provenientes do governo federal através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e por intermédio da Fundação Renascer.

Edificada no Conjunto Marcos Freire I, próxima à nova escola profissionalizante, também construída pelo governo do Estado, a intervenção tem 7.000 m² de construção em uma área total de 21.000 m² dividida em seis blocos (acesso, técnico administrativo, alojamento, saúde, salas e oficinas, refeitório e serviços), auditório com 106 lugares e centro ecumênico com capacidade para 65 pessoas, dois chalés para visitas íntimas, casas de lixo, gás e gerador, almoxarifado, vestuários, cozinha, lavanderia e dependências essenciais, reservatório de água semi-enterrado e elevado, guarita elevada, além de oito blocos de alojamentos com 12 quartos individuais e 36 duplos, sendo a sua capacidade total para 84 internos.

O objetivo do espaço é disponibilizar aos adolescentes em conflito com a lei um local para realizar um conjunto de atividades que os permitam refletir acerca dos seus atos a fim de alcançar um novo direcionamento em suas vidas.

“Essa obra segue rigorosamente as normas previstas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É um instrumento adotado pelo Executivo Estadual que busca através das salas de aulas e das oficinas que serão implantadas, redirecionar o futuro destes jovens, intercalando essas atividades com as práticas esportivas, uma vez que eles terão uma quadra de esportes, o que possibilita a interação para que, ao se reintegrarem ao convívio social, possam estar aptos a levar a vida dignamente”, explicou Valmor Barbosa.

Segundo o secretário, a unidade também reforça o compromisso do governo do Estado para a sociedade. “O governador Jackson Barreto tem investido em ações direcionadas a segurança pública, quer seja na modernização de equipamentos, reforma de delegacias, valorização dos profissionais, construção de centros integrados de segurança pública (Cisp), entre outros, a exemplo da recente assinatura de ordem de serviço para a construção de uma unidade prisional em regime semiaberto ao lado da nova cadeia pública de Areia Branca, recentemente inaugurada”, destaca.

 

Via ASN

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!