background img
aguia3

Pintor estiliza aeronaves da Embraer com desenhos realistas

As pinturas de tigre e águia nas aeronaves E190-E2 da Embraer foram feitas pelo pintor Quintana Clodoaldo, morador de São José dos Campos (SP).

eronaves estilizadas com desenhos realistas, com ‘cara’ de tigre e de águia, chamam a atenção em feiras aeronáuticas no mundo todo. As pinturas na fuselagem das aeronaves E190-E2 da fabricante Embraer foram feitas pelo pintor Quintana Clodoaldo, morador de São José dos Campos (SP).

O pintor conta que o primeiro desafio foi quando recebeu o convite para desenhar a águia. A aeronave foi para a Airshow em Paris, no ano passado – um dos maiores eventos aeronáuticos do mundo. A escolha do desenho representou o potencial de caça da ave, que representava a expectativa da empresa em buscar novos contratos com as companhias aéreas.

“Eu trabalho na Embraer desde 2004 e quando tiveram a ideia de lançar o E2 com o desenho da águia, me ligaram e perguntaram se eu topava o desafio. Eu estava acostumado a pintar as aeronaves, mas nunca nada assim, artístico”, contou.

Ele conta que em 2010 se especializou em desenho realista e que participa anualmente do concurso de arte interno da Embraer. “Em 2016 eu ganhei em primeiro lugar e recebi o prêmio das mãos do Ozires Silva [fundador da Embraer]. Foi muito emocionante. Acho que foi por isso que me escolheram para o desafio de desenhar nas aeronaves”, contou.

Ele conta que encontrou dificuldades na hora de fazer a pintura do águia, feita em junho de 2017. A aeronave, que faz parte da nova família de jatos comerciais da Embraer, era utilizada para testes durante o dia e a noite o pintor desenvolvia a pintura.

“A maior dificuldade foi fazer a pena porque tinha que ficar muito realista. Tinha que ser algo que aparecesse de longe e eu não tinha muita ideia de como fazer. No final deu tudo certo”, contou.

A primeira aeronave que personalizou foi a águia (Foto: Arquivo Pessoal)

A primeira aeronave que personalizou foi a águia (Foto: Arquivo Pessoal)

Já com mais experiência e com o trabalho mais desenvolvido, ele foi desafiado a fazer o ‘cara de tigre’, em janeiro deste ano. O trabalho levou uma semana para ser concluído.

O animal foi escolhido porque o tigre é símbolo da Ásia e, com isso, a companhia esperava alavancar os negócios no mercado asiático. O avião foi levado para o Airshow em Singapura.

“No águia a gente lixava e pintava diversas vezes. Agora que a gente sabe melhor como fazer, um pessoal já lixa antes e ficamos só com a parte da arte. Sempre gostei de pintura, já estou ansioso para os próximos desafios”, contou Clodoaldo.

Aeronave

E190-E2 teve a primeira entrega para uma companhia aérea feita neste mês. A companhia norueguesa Widerøe ‘estreia’ o modelo em voos comerciais na próxima terça-feira (24).

Águia faz parte da família E2 (Foto: Arquivo Pessoal)

Águia faz parte da família E2 (Foto: Arquivo Pessoal)

Pintura de tigre simboliza os tigres asiáticos (Foto: Embraer/Divulgação)

Pintura de tigre simboliza os tigres asiáticos (Foto: Embraer/Divulgação)

Aeronave foi pintado na sede da Embraer em São José dos Campos (Foto: Camilla Motta/G1)

Aeronave foi pintado na sede da Embraer em São José dos Campos (Foto: Camilla Motta/G1)

Via G1

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!