background img
enem

Enem 2018: Governo inicia Ciclo de Aulões do Curso Pré-Universitário para estudantes da rede pública

Aberta a todos os estudantes, a ação foi destinada aos alunos do ensino médio dos colégios estaduais e dos polos do Preuni instalados na capital do Estado e nos municípios da Grande Aracaju

Ofertado anualmente aos alunos da rede pública em Sergipe, o Curso Pré-universitário, da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed), iniciou no último sábado, 05, mais um Ciclo de Aulões e Revisões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e demais vestibulares, com aulas de Atualidades e Matemática.

O primeiro Aulão do Preuni este ano, realizado em Aracaju, levou ao auditório da Faculdade Maurício de Nassau – instituição parceira da Seed na realização desta ação -, mais de 400 estudantes que, dispostos a aprender mais e conquistar o tão almejado sonho de ingressar no ensino de nível superior, se dedicaram, ao longo de toda manhã, a revisar conteúdos de raciocínio lógico e discutir o combate à violência nos estádios de futebol.

Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o Pré-universitário tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e estudantes egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, por meio de um curso preparatório, oferecido na modalidade presencial.

O programa conta com aulas das segundas às sextas-feiras em todos os polos e oferece aos alunos matriculados materiais didáticos e apostilas exclusivas, elaboradas pelos professores do programa, abrangendo toda matriz curricular do Enem 2018.

“Além da aula de Matemática e de Atualidades, oferecemos também, neste primeiro Aulão do Preuni, a nossa Oficina de Redação, uma ação muito importante, simultânea à estas revisões, na qual uma equipe de professores, especializados em correção de textos, oferece atendimento individualizado aos alunos”, destaca o diretor do Dase/Seed, Fábio Leite, ao afirmar que participaram desta revisão não apenas alunos da capital do Estado, mas também de municípios da Grande Aracaju.

Jornada preparatória

A maratona de estudos preparatórios do Curso Pré-universitário, explica Fábio Leite, foi iniciada no último dia 5 de março, em todos os 44 polos do programa, que está presente, estrategicamente, em 29 municípios sergipanos.

“No próximo dia 19 faremos mais um Aulão do Preuni em Aracaju e, ao longo do ano, até às vésperas da aplicação das provas do Enem, contemplaremos com esta e outras ações todas as Diretorias de Educação da Seed, beneficiando os estudantes de todos os municípios do Estado”, adianta o diretor do Dase.

Para os estudantes que residem em Aracaju, o Governo de Sergipe instalou 13 polos do Preuni, nos quais são ofertados todos os anos mais de 1.300 vagas para alunos matriculados na rede estadual e para estudantes egressos da rede pública.

Os polos do Preuni na capital estão localizados nos bairros São José, Santa Maria, 18 do Forte, Grageru, Getúlio Vargas, Bugio, Augusto Franco, Atalaia, Santos Dumont, José Conrado de Araújo, Orlando Dantas, Industrial e Centro.

Integração

De modo a reforçar, entre os alunos que farão as provas do Enem 2018, as principais etapas que antecedem a aplicação deste exame, como o período de inscrição, iniciado nesta segunda-feira (7), o Dase está promovendo encontros regionais nos quais objetiva também integrar e fortalecer as ações do Preuni ao calendário dos colégios estaduais.

De acordo com Fábio Leite, estas reuniões têm envolvido os gestores escolares das escolas da rede estadual que ofertam ensino médio, técnicos pedagógicos das Diretorias de Educação e os coordenadores dos Polos do Preuni, em cada região administrativa pela Seed, em momentos de integração, de análise dos resultados já alcançados pelo programa, compartilhamento de ideias e definição de ações e estratégias para 2018.

“Estamos buscando, também, por meio destas reuniões, esclarecer as principais etapas do Exame Nacional do Ensino Médio 2018, cujo período de inscrições se estende até o dia 18 deste mês, para que possamos atingir a meta do Governo de Sergipe de elevação do número de alunos da Rede Estadual e do Preuni inscritos nesta avaliação, que é a principal porta de acesso às universidades públicas do país”, explica o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seed.

“Elaboramos um cronograma de encontros regionais no qual contemplamos todas as 10 Diretorias de Educação da Seed, abrangendo, deste modo, todos os 44 polos do programa e todas as nossas unidades escolares que ofertam ensino médio”, frisou Fábio Leite.

 

Via ASN

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!