background img
captura-2018-06-20-11-57-06

Google lança Android Mensagens para PC; app é similar ao WhatsApp Web

Serviço estreia mensagens SMS e conteúdo multimídia permitido pela tecnologia RCS

Google lançou esta semana o Android Mensagens Web, o que significa que o app nativo do sistema Android passa a ficar acessível pelo navegador do PC. O app, que agora permite trocar SMS pelo computador, funciona como o WhatsApp Web, já que requer um celular para escanear o código na tela do computador para fazer login. A plataforma leva para o desktop a experiência renovada do app, que, por suportar a tecnologia RCS, passa a suportar mensagens com imagem e vídeo além da tradicional mensagem SMS.

A versão web já está disponível no endereço messages.android.com por meio dos navegadores ChromeFirefoxOperaSafari Edge, entre outros. O serviço, porém, requer uma nova versão do app no Android para permitir a conexão. Segundo o Google, a atualizaçãono celular chega para todos “ao longo da semana”.

Android Mensagens, do Google, ganha versão web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Android Mensagens, do Google, ganha versão web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Android Mensagens Web deve ser disponibilizado junto com a reformulação do aplicativo para celular comentada desde abril. De um simples gerenciador de SMS, o app irá se transformar em um mensageiro mais completo, com funções semelhantes ao rival iMessage, do iPhone (iOS).

Uma das novidades é o suporte a GIFs e a possibilidade de copiar códigos de ativação recebidos via SMS com um toque. Além disso, o Google traz a função Smart Reply, que lê o contexto de uma mensagem recebida e sugere respostas prontas. Esse recurso, porém, só estará disponível, inicialmente, em inglês.

RCS

A integração entre mensagens SMS e conteúdo multimídia em um único app se dá por meio da tecnologia RCS. O padrão de comunicação já está disponível no Brasil para clientes das operadoras Claro, Oi e Vivo. Usuários deverão poder usar a versão web do serviço para trocar SMS pelo computador com um amigo usando celular, ou vice-versa.

O RCS não oferece mensagens criptografadas, mas o Google garante que as informações entre o celular e o computador do usuário serão protegidas para evitar vazamento de dados sensíveis. Uma vez estabelecida a conexão entre os dois dispositivos, o navegador criptografa a comunicação por 14 dias até exigir uma nova autenticação via código QR.

Via G1

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!