A verdade contada como ela é.

GTA receberá aeronave de pequeno porte para patrulhamento na Grande Aracaju


Helicóptero tipo Schweizer 300 foi doado pela Senasp e, após manutenção, dará apoio às equipes da PM e PC em operações

O Grupamento Tático Aéreo da Secretaria da Segurança Pública (GTA/SSP) terá uma terceira aeronave. O helicóptero de pequeno porte tipo Schweizer 300 dará um apoio importante às atividades cotidianas da Polícia Civil e Polícia Militar, em operações programadas e atendimentos de ocorrências via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

A aeronave é seminova e, segundo os técnicos do GTA, em bom estado. A estimativa é que Sergipe receba um helicóptero cujo preço é de cerca de R$900 mil. Para finalizar o processo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/SE) depende apenas da contratação de uma empresa que faça a manutenção periódica, que é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Schweizer 300 foi projetado para transporte pessoal, de turismo e de passeio, mas é usado também para operações policiais, realizando treinamento civil e militar, além de ser de multiuso rural, com capacidade para transportar um piloto e um passageiro em viagens intermunicipais.

“É uma aeronave de pequeno porte e necessita de um emprego mais cauteloso para preservar a segurança dos que estão a bordo e de quem está embaixo também, por isso quando se tratar de uma operação o GTA pode atuar com segurança como uma plataforma de observação. A gente entra única e exclusivamente como apoio para um efetivo que já está lançado no terreno”, explicou o tenente-coronel do GTA, Fernando Góis.

A aeronave começou a ser fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Schweizer Aircraft, uma das maiores fabricantes de helicópteros de pequeno porte do mundo. Entretanto, o perfil do projeto está focado principalmente para o mercado de treinamento de novos pilotos civis e militares.

 

Via assessoria

Tags: