background img
hpv

Apenas 63% do público-alvo tomou a segunda dose da vacina contra o HPV em Sergipe

Segundo a coordenação do programa de imunização, apenas 9% dos jovens do sexo masculino entre 11 e 14 anos se vacinaram.

A vacina contra o vírus HPV, que pode causar vários tipos de câncer, está disponível no esquema vacinal de rotina desde 2014 para as meninas entre 9 e 14 anos e, a partir de 2017, ficou disponível para os meninos entre 11 e 14 anos, que também passaram a ser público-alvo da vacina.

Em Sergipe, de acordo com a coordenação do programa de imunização estadual, apenas 54% das meninas já foram imunizadas. Com os meninos a preocupação é ainda maior, pois apenas 9% receberam a segunda dose.

A coordenação do programa de imunização alerta os pais ou responsáveis por esses adolescentes que, mesmo com atraso ou quem já passou dos 14 anos e tomou apenas a primeira dose, é necessário procurar uma unidade de saúde.

“Independentemente da faixa etária, deve-se procurar uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, é muito importante que se faça essa prevenção”, disse a coordenadora Sândala Teles.

Via G1

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!