background img
votabelivaldo1

Com votação avassaladora, Belivaldo Chagas, PSD, é reeleito governador de Sergipe

Por G1 SE

O candidato Belivaldo Chagasdo PSD foi eleito governador de Sergipe após vencer a disputa do 2º turno das eleições contra Valadares Filho do PSB, neste domingo (28).

Com 100% dos votos apurados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Belivaldo teve 679.051 (64,72%) dos votos válidos e Valadares, 370.161 votos (35,28%).

Votos brancos (2,76%) e nulos (14,24%) somaram 214.853 votos. Houve ainda abstenções (19,81%). Somados brancos, nulos e abstenções, chega-se a 527.208 votos.

Belivaldo Chagas fala com jornalistas após ser eleito — Foto: Anderson Barbosa/G1

Belivaldo Chagas fala com jornalistas após ser eleito — Foto: Anderson Barbosa/G1

“Vamos trabalhar juntos para que a gente tenha tranquilidade no estado para que a gente faça um trabalho de progresso, principalmente na área de inclusão social e redistribuição de renda que vai ser o carro forte do nosso governo”, disse Belivaldo, minutos depois de ser eleito.

Belivando falou ainda que vai buscar apoio do legislativo para governar. “Eu vou buscar o apoio do deputado que estiver pensando em Sergipe independente de ser da oposição ou da situação. Quando se ganha uma eleição com um resultado como esse a gente tem obrigação de já a partir desse momento descer do palanque”, disse.

Biografia

Nascido no 10 de abril de 1960, na cidade de Simão Dias, Belivaldo Chagas, 58, é governador do estado, defensor público aposentado e exerceu o cargo de vice-governador do estado por dois mandatos. No dia 07 de abril deste ano, tomou posse como governador de Sergipe, após Jackson Barreto (MDB) deixar o cargo para concorrer ao senado. Belivaldo também foi deputado estadual por quatro legislaturas e ocupou o cargo de secretário da Casa Civil e da Educação, entre outras funções públicas.

Campanha

Durante a campanha eleitoral o candidato do PSD e atual governado do estado, Belivaldo teve duros embates contra o seu opositor Valadares Filho do PSB. O mais recente foi durante o segundo debate da TV Sergipe, realizado no dia 25 de outubro, quando ele foi questionado por Valadares sobre ter feito uma aliança com os candidatos ao senado derrotados, André Moura (PSC) e Jackson Barreto (MDB).

Na ocasião, ele rebateu dizendo que Valadares é quem escondia seus aliados citando o ex-prefeito de Aracaju, João Alves (DEM) e a senadora Maria do Carmo (DEM), além de André Moura e o candidato ao governo derrotado, Eduardo Amorim (PSDB) como possíveis aliados dele. O que foi rebatido pelo candidato do PSB, que afirmou que Belivaldo faltava com a verdade após citar que o pai de André Moura teria divulgado em nota pública sobre o apoio de André à candidatura do candidato do PSD.

Em sua fala Valadares disse ainda, que Belivaldo não mudou nenhuma secretaria do governador Jackson por ter uma aliança administrativa com ele. E foi rebatido por Belivaldo que o lembrou do tempo em que ele tinha Jackson lhe apoiando. E convidou o adversário a debater propostas de governo e não a ficar preso aos nomes de possíveis apoiadores.

Propostas

Em um levantamento especial realizado pelo G1 Belivaldo Chagas respondeu a temas importantes relacionados à vida dos sergipanos, sobre habitação, saúde, segurança pública, pagamento dos servidores e educação.

Ele disse que pretende construir unidades habitacionais, fortalecer a rede regional de hospitais, aumentar as políticas de reinserção social dos presos e elaborar um orçamento mais racional para o pagamento da folha de servidores. Além de integrar um sistema de câmeras para auxiliar a fiscalização nas divisas do estado para evitar a entrada de drogas e armas. E valorizar os profissionais de educação.

Valadares Fiilho fala após resultado de eleição — Foto: Cleverton Macedo/TV Sergipe

Valadares Fiilho fala após resultado de eleição — Foto: Cleverton Macedo/TV Sergipe

Valadares Filho

Após ser derrotado no 2º turno da eleição para o governo em Sergipe, o candidato Valadares Filho (PSB) conversou com os jornalistas e disse que não mudaria sua estratégia. “Eu fiz uma campanha muito limpa, uma campanha conversando com as pessoas eu enfrentei uma máquina administrativa. Eu não mudaria a minha estratégia”, disse.

Veja o resultado completo do segundo turno:

Belivaldo Chagas (PSD): 679.051 votos (64,72% dos votos válidos)

Valadares Filho (PSB): 370.161 votos (35,28% dos votos válidos)

Branco: 34.855 votos

Nulo: 179.998 votos

Abstenção: 312.355 eleitores

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!