background img

Márcio Macêdo cria crise e SEAGRI continua sem definição

O ex-deputado federal e atual vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Márcio Macêdo, tentou emplacar o nome do ex-secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal, PT, de volta à pasta, outrora o mesmo Esmeraldo fora indicado para este espaço pelo deputado federal reeleito João Daniel, PT. Informações dão conta que a temperatura subiu e o Governador, Belivaldo Chagas, PSD e o Senador eleito e presidente do partido em Sergipe, Rogério Carvalho, PT, tiveram que contornar a situação.

O Governo tem basicamente dois caminhos a seguir, já que o nome do ex-secretário, Esmeraldo Leal, foi vetado pelo Governador; um deles é seguir com a atual Secretária, Rose Rodrigues, que assumiu a pasta com a desincompatibilização de Esmeraldo para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa, sem êxito. Dra. Rose Rodrigues, além de ser a primeira mulher a assumir o comando da agricultura sergipana na história, implementou um outro ritmo de trabalho, mesmo sem poder montar sua equipe por conta de legislação eleitoral.

O projeto do Dom Távora passou a ser uma referência e o diálogo com a sociedade ampliou, em qualquer tempo e em tempos como estes e o discurso de campanha e diário do Governador é: Secretário que não trabalhar, vai sair! logo, Dra. Rose compreende as qualidades para permanência no cargo. O outro caminho é: um nome novo, fora do ciclo convencional, porém com experiência na área, que conheça e compreenda a dinâmica, a importância da Agricultura na composição econômica do Estado, que tenha uma visão ampla de toda a cadeia produtiva e dos problemas que cada componente tem e esteja aberto a dialogar para encontrar as soluções dos problemas.

Belivaldo não deverá aceitar imposições, mas o consenso para a montagem de sua equipe, o PT teve participação determinante na sua recondução ao governo do Estado e o PT precisa aprender a dialogar entre si e respeitar a importância interna de cada uma de suas lideranças, especialmente as com mandato, que trazem emendas e não problemas. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

 

Por Nélio Miguel Jr.

 

Tags relacionadas
Veja também
Comentários

Comentários encerrados!