A verdade contada como ela é.

CNH Digital e os apps que bombaram em 2018 foram destaques de janeiro


Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

O app CNH Digital ganhou a função de emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de celulares Android e iPhone (iOS), o que despertou o interesse dos leitores do TechTudo em janeiro. O assunto foi o mais acessado da editoria de Aplicativos, pois dispensa a ida ao Detran ou o uso de um certificado digital para habilitar o documento. A medida facilitou a vida dos motoristas com a desburocratização do procedimento. Outro tema que repercutiu foi a lista com os aplicativos mais baixados de 2018, que continuaram o sucesso neste ano.

O aumento da procura pelo Google Duo na Google Play também foi destaque. O serviço de videoconferências alcançou a marca de um bilhão de downloads no fim do ano passado. Um bug que mudou a cor dos áudios do WhatsApp também deixou os usuários atentos. Além disso, serviços que prometem melhorar o relacionamento a dois, como é o caso do Kamasutra: Sex Positions Guide, provocou a curiosidade dos leitores. Para saber os dez conteúdos do TechTudo mais lidos da editoria, confira a lista a seguir.

1. CNH pelo celular

Emitir a CNH Digital pelo celular ficou mais fácil. Agora, basta baixar o aplicativo oficial – disponível para os sistemas operacionais do Google e da Apple – e cadastrar a carteira de motorista, que deve ter sido emitida a partir de maio de 2017 e conter um QR Code no verso. Não é preciso ir a um posto do Detran ou possuir um certificado digital. Após o cadastro, basta digitar uma senha para acessar seu documento oficial na tela do smartphone quantas vezes quiser.

2. Os aplicativos mais baixados de 2018

Facebook Messenger foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2018 — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Facebook Messenger foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2018 — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Um estudo realizado pela empresa App Annie reuniu os 10 aplicativos mais baixados de 2018 no mundo em dispositivos com iOS e Android. No topo da lista, estava o Facebook Messenger. Outros apps que figuraram no ranking foram o Facebook e o WhatsApp, pertencentes ao mesmo grupo empresarial. O TikTok, rede social voltada para vídeos curtos, também apareceu no levantamento. De acordo com o relatório, 113 bilhões de downloads de aplicativos foram feitos nas lojas App StoreGoogle Play.

3. Google Duo chega a 1 bilhão de downloads

Google Duo também pode ser usado em tablets — Foto: Reprodução/Google

Google Duo também pode ser usado em tablets — Foto: Reprodução/Google

Uma lista elencou oito curiosidades sobre o Google Duo, aplicativo de videochamadas que ultrapassou a marca de um bilhão de downloadsem dezembro de 2018. Entre os itens, estão a função “Knock Knock”, capaz de exibir a pessoa que está ligando antes do destinatário aceitar a chamada, e a possibilidade de enviar recados em vídeos ou voz. O serviço também usa criptografia ponta a ponta – mesmo método aplicado ao WhatsApp – e tem a opção de economizar dados móveis.

4. Áudio laranja no WhatsApp

Áudio do WhatsApp laranja? Usuários comentam atualização misteriosa  — Foto: Reprodução/Aline Batista

Áudio do WhatsApp laranja? Usuários comentam atualização misteriosa — Foto: Reprodução/Aline Batista

Uma atualização deixou o pontinho do player de áudio do WhatsApp Beta laranja para alguns usuários do mensageiro no Android. Normalmente, as cores são cinza, verde e azul, que indicam quando a mensagem foi enviada, recebida e reproduzida, respectivamente. Aparentemente, a nova cor não tem uma função específica. Procurado pelo TechTudo, o WhatsApp não comentou o recurso, e até hoje o mistério está sem explicação.

5. Figurinhas de futebol

Aprenda a instalar figurinhas de times de futebol no WhatsApp — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Aprenda a instalar figurinhas de times de futebol no WhatsApp — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Um pacote de figurinhas de escudos de times de futebol brasileirosvirou moda entre usuários do WhatsApp em janeiro. O aplicativo Times do Brasil permite instalar separadamente os pacotes das séries A, B e C do Brasileirão, ideais para comentar as partidas durante as transmissões e brincar com a rivalidade dos times entre os amigos. A plataforma está disponível para aparelhos com Android com exclusividade.

6. WhatsApp em 2018

retrospectiva do WhatsApp em 2018 repercutiu no mês passado. A lista elencou os maiores destaques do mensageiro no último ano, entre novos recursos e melhorias no serviço. Entre os itens, estavam o lançamento dos stickers, videochamadas em grupo, prioridades em notificações e o download de fotos e vídeos antigos. Algumas dicas também foram citadas, como um truque para apagar mensagens depois do tempo limite e instruções sobre o que você não deve fazer no mensageiro para garantir a segurança online.

7. Consulta ao PIS pelo celular

App Caixa Trabalhador mostra o saldo do PIS no celular — Foto: Paulo Alves/TechTudo

App Caixa Trabalhador mostra o saldo do PIS no celular — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Esta dica ensinou como consultar o saldo do abono salarial PIS 2019 pelo celular, a partir do aplicativo Caixa Trabalhador. A consulta pode ser realizada em aparelhos Android e iPhone (iOS), e exige ter em mãos o Número de Inscrição Social (NIS), o mesmo do PIS/Pasep, ou a sequência do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Com a ferramenta, os contribuintes podem verificar o calendário de pagamento e resgatar o benefício. Os valores do abono 2018/2019 estão disponíveis até 29 de junho deste ano.

8. Consulta ao Score do Serasa

Aprenda como consultar score no SerasaConsumidor pelo celular — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Aprenda como consultar score no SerasaConsumidor pelo celular — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Por meio do aplicativo SerasaConsumidor, disponível para os sistemas Android e iOS, é possível consultar o score do usuário, pontuação utilizada pela entidade para medir a capacidade de pagamento de dívidas. A classificação é repassada aos bancos e financeiras durante o processo de liberação de crédito, que utilizam a consulta para saber se há risco de inadimplência em financiamentos, por exemplo. Para fazer a consulta, basta realizar um breve cadastro com dados pessoais.

9. CNH Digital alcança 1 milhão de usuários

A facilidade de emitir a CNH Digital fez com que o número de usuários da versão chegasse um milhão de usuários. A nova modalidade de adesão, menos burocrática, contribuiu para um pico de 60% de adeptos nas três primeiras semanas após a disponibilização. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foram os estados com o maior número de CNHs digitais cadastradas. O registro pode ser feito por motoristas de todo o país, direto do celular, sem precisar ir a um posto do Detran.

10. Aplicativos para melhorar a vida dos casais

Serviços que prometem melhorar a vida a dois chamaram a atenção dos leitores em janeiro — Foto: Divulgação/Pond5

Serviços que prometem melhorar a vida a dois chamaram a atenção dos leitores em janeiro — Foto: Divulgação/Pond5

Uma lista enumerou aplicativos capazes de estimular a intimidade e a criatividade na relação entre os casais. Entre as alternativas, estão serviços úteis para apimentar a vida sexual, com posições do Kamasutra, e ferramentas que funcionam como redes sociais privadas para os dois. Também há uma opção que oferece jogos eróticos, com provas nas quais os jogadores têm que beijar o corpo do parceiro. As sugestões servem para sair da rotina e aumentar a cumplicidade entre o casal. As plataformas podem ser baixadas nas lojas oficiais do Google e da Apple.

Tags: