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Cinco curiosidades sobre Apex Legends, Battle Royale da EA Games


Por Pedro Peres, para o TechTudo

Apex Legends, Battle Royale publicado pela EA Games e desenvolvido pela Respawn Entertainment, foi lançado no dia 4 de fevereiro deste ano para PC (Origin), PS4 e Xbox One, e já é considerado um sucesso. A fórmula do jogo mistura conceitos do gênero de Fortnite e PUBG com heróis cheios de personalidade, como em Overwatch Titanfall. O resultado é um jogo de ação cativante que conquistou 10 milhões de jogadores em apenas três dias e 25 milhões de players em sua primeira semana. Veja, abaixo, cinco curiosidades sobre o jogo.

Apex Legends: gameplay em português do jogo para PS4, Xbox One e PC

Apex Legends: gameplay em português do jogo para PS4, Xbox One e PC

Titanfall sem Titãs

Após o lançamento de Titanfall 2, em outubro de 2016, os desenvolvedores começaram a experimentar uma série de modos diferentes. Com a compra da Respawn pela EA e a ascensão de PUBG, os experimentos geraram o que se tornou Apex Legends, irmão mais novo da franquia Titanfall, com quem compartilha o universo.

Apex desafia uma série de convenções dos Battle Royales: são 60 jogadores em vez de 100 que são divididos em esquadrões de três, além da capacidade de reviver os companheiros caídos. Durante as fases iniciais do desenvolvimento, a Respawn pensou em inserir os Titãs de Titanfall no jogo, mas o estúdio mudou de ideia. De acordo com a empresa, robôs gigantes removeriam a competitividade justa que gênero oferece, e para balanceá-los, seria necessário deixá-los tão fracos que perderiam seu propósito.

Apex Legends tem forte influência da saga Titanfall — Foto: Reprodução/EA

Apex Legends tem forte influência da saga Titanfall — Foto: Reprodução/EA

Lançamento Surpresa

Tradicionalmente, a EA faz propagandas dos títulos que pretende lançar ao mercado. Anthem, por exemplo, foi anunciado na E3 em 2017, pouco mais de um ano antes de sua estreia. Apex foi completamente diferente: o jogo se manteve um segredo bem guardado até pouco antes de chegar ao público.

O mistério foi uma decisão calculada. O lançamento de um jogo gratuito com loot boxes incluídas, logo após a compra da Respawn pela EA, poderia gerar uma reação negativa antes mesmo do produto final estar pronto. Por isso, a Respawn queria deixar o jogo falar por si mesmo. O resultado foi bastante positivo.

A desenvolvedora Respawn optou por um lançamento silencioso de Apex Legends — Foto: Divulgação/EA Games

A desenvolvedora Respawn optou por um lançamento silencioso de Apex Legends — Foto: Divulgação/EA Games

Primeiro torneio oficial

Apex conquistou uma legião de fãs em tempo recorde. O primeiro torneio oficial do jogo, o Twitch Rivals, foi patrocinado pela Twitch TV e ocorreu em 12 de fevereiro, uma semana após o lançamento. A competição colocou streamers famosos como Tyler “Ninja” Blevins, Coby “dizzy” Meadows , Michael “shroud” Grzesiek e Guy “Dr. DisRespect” Beahm para competir por um prêmio total de US$ 200 mil (cerca de R$ 780 mil).

O Twitch Rivals foi o primeiro torneio oficial de Apex Legends — Foto: Reprodução/Twitch

O Twitch Rivals foi o primeiro torneio oficial de Apex Legends — Foto: Reprodução/Twitch

Favorito da Twitch

O Twitch Rivals também deu a Apex o quarto maior número de horas assistidas em um único dia na Twitch. Em 12 de fevereiro, os fãs assistiram ao todo 8,4 milhões de horas do título. Nos dois dias antes, o Battle Royale da Respawn também fazia história na plataforma de streaming: contava com 6,9 e 7,1 milhões de horas assistidas, respectivamente, sem nenhum evento ativo. Os três primeiros lugares na Twitch pertencem ao já consolidado Counter Strike: Global Offensive (CS:GO).

Milhões de espectadores assistiram o confronto no Desfiladeiro dos Reis — Foto: Divulgação/EA

Milhões de espectadores assistiram o confronto no Desfiladeiro dos Reis — Foto: Divulgação/EA

Destruidor de recordes

Em apenas três dias, o jogo atingiu dez milhões de jogadores totais.Na semana seguinte, esse número chegou a 25 milhões, incluindo dois milhões de jogadores simultâneos. No seu primeiro mês, o título já cativou 50 milhões de jogadores. Seu rival Fortnite, em contrapartida, atingiu dez milhões em duas semanas, demorou entre seis e 11 semanas para cruzar os 25 milhões e só atingiu 45 milhões quatro meses depois de seu lançamento.

O combate em Apex Legends é parte da fórmula do sucesso do jogo — Foto: Divulgação/EA

O combate em Apex Legends é parte da fórmula do sucesso do jogo — Foto: Divulgação/EA

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