A verdade contada como ela é.

TOYOTA RAIZE: ESTE É O SUV QUE VAI CONCORRER COM HYUNDAI CRETA E JEEP RENEGADE NO BRASIL EM 2021


Marca vai investir R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP) para produzir um novo modelo; Inédito utilitário compacto é a principal aposta

por RAPHAEL PANARO

A Toyota decidiu que vai entrar no segmento de SUVs compactos no Brasil. Este movimento só vai acontecer em 2021, porém as primeiras pistas começam a aparecer. Um folheto vazado na internet mostra as primeiras imagens do Raize, um utilitário com porte de Creta e HR-V que deve ser produzido em Sorocaba (SP) em 2021.

O Raize é a releitura da Toyota para o Daihatsu Rocky, versão final do conceito DN Trek mostrado no Salão de Tóquio, no Japão. O SUV é feito sobre a DNGA, uma versão simplificada (e mais barata) da TNGA usada no Toyota Corolla.

Tem 3,99 metros de comprimento e 2,52 metros de distância entre-eixos – como a base é modular, é possível que essa medida cresça de acordo com as especificações mercado que será vendido. Em termos de comparação, o Creta mede 4,27 m de comprimento e tem 2,59 m de entre-eixos.

O estilo bebe da fonte da nova geração do RAV4. Uma variante mais atual do conceito Cross Octagon, com para-choques robustos e parte inferior da grande imponente. Atrás, o modelo mantém o formato de lanterna do protótipo DN Trek, ligadas por um friso que atravessa o porta-malas.

Toyota Raize (Foto: Reprodução Internet)

O MODELO APARECE PRIMEIRO NO CATÁLOGO OFICIAL (FOTO: REPRODUÇÃO INTERNET)

No país oriental, o Raize tem motor três cilindros 1.0 turbo com 98 cv de potência e 14,3 kgfm de torque. É associado ao câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo CVT. Dependendo da versão, a tração pode ser dianteira ou integral. Dificilmente esse conjunto equipará o modelo nacional.Investimento

Em setembro, a Toyota anunciou um investimento de R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba para produzir um novo veículo. Nesta unidade, inaugurada em 2012, são produzidos Etios e Yaris. Para iniciar a produção desse novo veículo, que chegará ao Brasil em 2021, a Toyota prevê a contratação de 300 novos funcionários.

Toyota Raize  (Foto: Reprodução/Internet)

TOYOTA RAIZE (FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET)