A verdade contada como ela é.

Em extinção, árvore que produz folha de 2,5m é achada em parque de Rondônia


Folha da Coccoloba é considerada a maior do mundo pelo Guinness Book. Árvore está dentro do Parque de Ariquemes.

Por Franciele do Vale, Rede Amazônica

Uma árvore em extinção foi encontrada dentro do Parque Botânico de Ariquemes (RO), a 200 quilômetros de Porto Velho. Trata-se da espécie Coccoloba (Polygonaceae), conhecida por produzir a maior folha dicotiledônea do mundo, com até 2,5 metros de comprimento.

Segundo Vilmar Ferreira, engenheiro do parque, a árvore foi descoberta há cerca de dois meses. “Me levaram uma folha grande e eu espantei. Aí constatei ser a Coccoloba, uma espécie endêmica e em extinção”, afirma.

A árvore encontrada em Ariquemes tem somente um caule e poderá chegar a 13 metros de altura. As folhas ficam na parte superior. Na fase adulta cada folha chega a medir 2,5 metros de comprimento e 1,40m de largura. O Guinness Book considera a folha desta espécie como a maior mundo.

De acordo com o engenheiro, essa é a única árvore da espécie encontrada na reserva de Ariquemes.

Ele acredita que Coccoloba do Parque Botânico brotou após ter sido cortada há alguns anos, por engano, durante a revitalização do parque, quando foram abertas as trilhas ecológicas e a Coccoloba ainda era ‘filhote’.

O local onde está a arvore será demarcado e identificado. A expectativa é que a Coccoloba vire mais um dos atrativos para os turistas do parque.

Folha de árvore é considerada a maior do mundo pelo Guinness Book — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Folha de árvore é considerada a maior do mundo pelo Guinness Book — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Onde localizar a Coccoloba no parque?

Para chegar até a arvore rara no parque botânico de ariquemes, a administração do parque diz que o turista deve seguir pela trilha de madeira, perto da ponte depois seguir pela trilha de terra. A árvore está perto do riacho do parque.

O Parque Botânico da cidade tem 12 hectares de área preservada e chega a atrair cerca de 1 mil visitantes por dia.

Busca pelas folhas gigantes

Esta não é a primeira vez que a Coccoloba é encontrada em Rondônia. Em 1993, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Ibama, realizaram uma excursão à Flona do Jamari, onde foram coletadas, de uma único espécie, duas folhas que mediam respectivamente 2,50 m x 1,44 m e 2,10 m x 1,32 m.

Atualmente, essas amostras estão registradas e catalogadas no acervo do Inpa.