A verdade contada como ela é.

Quando é o lançamento de GTA 6? Veja rumores e o que esperar do jogo


Confira rumores e especulações sobre GTA 6, o aguardado novo capítulo da série da Rockstar que deve chegar ao PS5 e Xbox Series X

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo

A data de lançamento de GTA 6 deve ser motivo de curiosidade para muitas pessoas. O sexto capítulo da franquia Grand Theft Auto, da Rockstar, é um dos games mais esperados da próxima geração. Há diversos rumores sobre o anúncio, porém pouca informação concreta sobre seu gameplay. Um dos vazamentos, inclusive, sugeriu que o jogo se passaria no Brasil, em uma cidade fictícia inspirada no Rio de Janeiro – o que levou jogadores a pensarem em personagens brasileiros, como Agostinho Carrara,para o título.

Espera-se que, além de chegar ao PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X, GTA 6 saia também em versões com menos recursos no PS4 e Xbox One, assim como GTA 5 foi lançado no PS3 e Xbox 360. Confira, nas linhas a seguir, todos os rumores e informações sobre o próximo jogo da Rockstar.

Data de lançamento

Um dos maiores mistérios ao redor de GTA 6 é sobre quando, de fato, ele chega. Oficialmente, GTA 6 ainda não foi nem mesmo anunciado: não há vídeos, um trailer de revelação, nem mesmo uma mínima imagem vazada de seu mini map. Ainda assim, ele é mencionado constantemente como um projeto em desenvolvimento – informação que bate com a agenda tradicional da Rockstar.

De acordo com a complexidade de cada geração, um game da série GTA leva entre quatro a cinco anos para ser produzido. GTA 5 foi lançado originalmente em 2013 e um novo game da série já deveria estar em estágio avançado de produção a essa altura.

Ao mesmo tempo, há uma declaração de Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive, empresa que é dona da Rockstar, que diz que o game pode chegar “antes do esperado”. De acordo com ele, os games da Rockstar podem ficar mais curtos no lançamento e receberem mais conteúdo por DLC posteriormente. Assim, seria possível evitar casos como Red Dead Redemption 2, que levou oito anos para ser produzido após o último game.


Enquanto muitos rumores apostam no lançamento de GTA 6 junto com o PS5 e Xbox Series X no final de 2020, analistas do mercado de jogos, como Michael Pachter e Alex Giaimo, acreditam que uma data para 2022 é mais provável. Pachter acredita que o game poderia ser anunciado em 2020 e até lançado em 2021, se tudo corresse bem – mas que 2022 seria mais certo. Em uma conferência para investidores, a Take-Two também comentou que não pretende ter um AAA (jogo de alto nível de produção) em 2020.

Plataformas

O lançamento de GTA 6 no PS5 e Xbox Series X parece ser praticamente uma certeza, já que novas plataformas oferecem uma boa oportunidade de vendas para games em seus primeiros anos. Existe um rumor de que a Sony poderia estar de olho em comprar a Rockstar ou pagar por uma exclusividade temporária de GTA 6 para seu console, porém não há muitas evidências sobre isso.

GTA 6 deverá sair para o PS5 e Xbox Series X (Foto) e eventualmente no PC, porém não há plataformas de fato confirmadas — Foto: Divulgação/Microsoft

GTA 6 deverá sair para o PS5 e Xbox Series X (Foto) e eventualmente no PC, porém não há plataformas de fato confirmadas — Foto: Divulgação/Microsoft

Uma eventual versão para PC também parece uma certeza, já que tanto GTA 5 quanto Red Dead Redemption 2 saíram nos computadores após um período de exclusividade nos consoles. A grande dúvida é se o jogo ofereceria uma total ruptura com a atual geração de videogames ou se sairia também no PS4 e Xbox One.

Gráficos

Provavelmente, o ponto em que o game ganha seu maior salto técnico é o visual. Devido ao sucesso no PlayStation 4 e Xbox One, muitos jogadores esquecem que GTA 5 é um game da geração passada e que não há um GTA nesta geração. Isso significa que o salto gráfico do próximo título no PlayStation 5 e Xbox Series X seria o equivalente a duas gerações. Uma característica que com o conhecido talento da Rockstar em criar visuais e novas tecnologias de iluminação como Ray Tracing deve ser impressionante.

Rumores sobre o Brasil

Um dos mais interessantes rumores sobre GTA surgiu em uma lista publicada na rede social Reddit. Segundo o conteúdo, o game se passaria em uma cidade fictícia baseada no Rio de Janeiro dos anos 80 e seria focado no submundo do tráfico de drogas na América Latina. Apesar de ter ganhado alguma popularidade e ter sido reportado em vários sites internacionais, o editor do site Kotaku, Jason Schreier, comentou que o rumor não era real e alertou para desconfiar de listas que parecem boas demais para serem verdade.

Os rumores sobre GTA 6 no Brasil animaram jogadores que chegaram a pedir por Agostinho Carrara de A Grande Família como um personagem — Foto: Reprodução/Change.org

Os rumores sobre GTA 6 no Brasil animaram jogadores que chegaram a pedir por Agostinho Carrara de A Grande Família como um personagem — Foto: Reprodução/Change.org

A saída de Dan Houser

Um dos fundadores da Rockstar, Dan Houser, anunciou que deixa o estúdio em março. Dan, no entanto, não era apenas um executivo qualquer: ele era também escritor, produtor e dublador nos games de GTA. Portanto, é possível que sua saída afete de alguma forma a história do jogo. Como GTA sempre foi uma sátira da sociedade atual, Dan comentou em uma ocasião anterior que o clima político era complicado para um novo capítulo da série. Segundo ele, há situações atuais que vão além da sátira e, por isso, acredita que uma história de GTA no clima atual ofenderia pessoas.

Como será o mapa?

Nenhuma informação oficial sobre o mapa de GTA 6 foi divulgada até agora, então tudo a respeito dele seria especulação. É de se esperar que o game apresente o maior mapa já feito para a série. Isso porque, quando GTA 4 tentou trazer um mapa menor e mais denso, jogadores não o receberam tão bem quanto os extensos mapas de GTA: San Andreas e GTA 5.

Rumores já mencionaram um retorno à Vice City de GTA: Vice City, à Liberty City de GTA 3, GTA 4 e outras participações, Londres, alguma cidade na Flórida, alguma cidade da América Latina e mais. Dan Houser chegou a comentar que o DNA de GTA era mais americano, mas que isso era apenas a forma que a série havia sido produzida até agora e que não limitaria que fossem explorados outros países.

Rumores de GTA 6 sugerem várias localidades para o game, inclusive a cidade de Vice City — Foto: Divulgação/Rockstar

Rumores de GTA 6 sugerem várias localidades para o game, inclusive a cidade de Vice City — Foto: Divulgação/Rockstar

Gameplay

Não há nada confirmado para o gameplay de GTA 6 no momento, porém é preciso reconhecer o bom ponto em que chegou a jogabilidade da série. Em todos os capítulos anteriores, sempre foi um pouco difícil participar de tiroteios, mas GTA 5 trouxe uma jogabilidade boa o bastante para que eles fossem prazerosos. O fato de que a jogabilidade de tiro funcionava bem também permitiu que GTA Online deslanchasse com competições multiplayer.

Uma característica que é praticamente certa que estará presente no jogo é o sistema de diálogo e percepção de Red Dead Redemption 2. Com isso, é possível comprar brigas com NPCs ou desarmar situações de acordo com suas escolhas de diálogo. No game, os personagens também são muito perceptivos em relação às suas condições, como o fato de roupas terem sangue ou estarem muito sujas.

Retorno de C.J.?

Um rumor que surgiu em alguns sites de notícias mencionou que o protagonista C.J. de GTA: San Andreas poderia retornar para GTA 6. No entanto, a base para a afirmação seria o envolvimento do dublador Chris Bellard com o novo game. Chris foi rápido em desmentir o rumor e usou algumas palavras fortes para dizer que não estava envolvido com GTA 6 e que não voltaria a trabalhar com a Rockstar, apesar de respeitar Dan Houser. Não seria totalmente impossível revermos C.J., mas ele precisaria de uma nova voz.

Um dos rumores de GTA 6 sugeria que C.J. de GTA: San Andreas poderia retornar ao game, mas foi desmentido pelo seu dublador — Foto: Divulgação/Rockstar

Um dos rumores de GTA 6 sugeria que C.J. de GTA: San Andreas poderia retornar ao game, mas foi desmentido pelo seu dublador — Foto: Divulgação/Rockstar

Multiplayer online

Um dos maiores fatores responsáveis pelo sucesso a longo prazo de GTA 5 é o seu modo multiplayer GTA Online, portanto é de se esperar que ele retorne ainda mais forte em GTA 6. As vendas de conteúdo por microtransações no modo online de GTA se tornaram uma fonte de renda contínua para a Rockstar e foi o combustível para o game continuar a receber grandes atualizações como o Cassino & Resort Diamond mais de cinco anos após seu lançamento.