Por Elton de Castro — Recife
A Confederação Brasileira de Futebol acatou, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, uma mudança de fórmula no Campeonato Brasileiro da Série C após oito temporadas.
+ Confira a tabela da primeira fase da Série C
+ Com o apoio do Remo, Paysandu tenta mudar o formato de disputa da Série C por quadrangular
+ Dos 20 clubes da Série C de 2020, quem teve mais participações na competição? Veja o ranking
A primeira fase com duas chaves de dez clubes em cada uma delas está mantida. Mas, na segunda etapa, a competição passa a ter dois quadrangulares para definir os quatro times que terão as vagas na Segunda Divisão. A informação foi confirmada pelo presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior.
– A proposição do Santa Cruz venceu por 14 a 6. Com isso, os clubes passam a disputar dois quadrangulares – afirmou o dirigente do Santa Cruz.
O mata-mata dará lugar a dois quadrangulares, com partidas disputadas em regime de ida e volta. Os dois primeiros de cada grupo decidem o título. Os segundos colocados também garantem vaga para a Série B de 2021, mas sem necessidade de confronto de mata-mata.
Antes dos duelos decisivos, no entanto, os times começam a competição da mesma maneira dos últimos anos. Serão duas chaves com dez times em cada uma delas.
O critério de divisão regionalizado também segue como nas temporadas anteriores. Os times das chaves duelam entre si em jogos de ida e volta.
A definição do novo formato partiu de uma proposta liderada pelo Santa Cruz, com participação do Paysandu e Remo. A ideia é diminuir a possibilidade de erros de arbitragem interferirem diretamente no acesso. Uma das maiores reclamações do Papão é referente ao duelo contra o Náutico, que acabou com uma polêmica envolvendo o árbitro.
Outra mudança no regulamento é em relação à capacidade dos estádios para a segunda fase. Diferente da temporada passada, praças esportivas com capacidade inferior a 10 mil pessoas serão permitidas.
De 2012 a 2019, a Série C do Brasileiro foi disputada com dois grupos regionalizados de dez equipes. Os duelos eram de ida e volta entre os times da mesma chave. Em seguida, os quatro melhores de cada lado avançavam para uma sequência de mata-mata.
Nas quartas de final, os vencedores já garantiam o acesso à Série B do Brasileiro. Semifinal e final serviam para definir o campeão da competição.
Data: 2/5 ou 3/5
Paysandu x Santa Cruz
Treze x Imperatriz
Manaus x Vila Nova
Ferroviário x Botafogo
Jacuipense x Remo
São José x São Bento
Brusque x Ypiranga
Ituano x Tombense
Boa Esporte x Volta Redonda
Londrina x Criciúma